segunda-feira, 14 de abril de 2008

Like A Prayer:19 anos









No dia 21 de março um dos álbuns mais queridos de Madonna completou 19 anos do seu lançamento.Like A Prayer foi o primeiro álbum a ser levado a sério pela crítica.Nele Madonna mostrou o seu amadurecimento tanto como cantora e compositora e como mulher.Uma obra mestra que começa pela faixa título e termina com a confessional Act Of Contrition, em que ela reza ave Maria de trás para frente.O álbum teve 7 singles de grande sucesso:Like A Prayer, Express Yourself, Cherish, Dear Jessie, Oh Father e Keep It Together.Foi graças ao Like A Prayer que Madonna resolveu fazer a Blond Ambition World Tour em 1990, já que grande parte do set list do show tem músicas desse álbum.

A grande polêmica do álbum se deu graças a faixa título, que como todos sabem a igreja católica-hipócrita-idiota-romana ficou furiosa pelas cruzes em chamas, por Madonna beijar um santo negro na igreja, e praticar estigmata em si mesma.A Pepsi tinha feito um contrato milionário com ela na época, seria a patrocinadora da sua tour, mas devido a controvérsia do video de Like A Prayer e as ameaças de boicote dos católicos, a Pepsi retirou o comercial com Madonna e a música do ar depois de só passar 2 vezes.Mas Madonna foi mais esperta:Saiu do contrato com 5 milhões no seu bolso.

Outras polêmicas rondaram os videos de Express Yourself, e Oh Father.Express Yourself é o hino feminista da Madonna, uma música forte, que te coloca para cima com uma mensagem essencial na vida:Diga o que você pensa, se expresse e não se venda por tão pouco.Se valorize.No video de Oh Father a polêmica se deu ao tapa na cara que Madonna recebe do seu pai no video, uma alusão as brigas que ela teve com Sean Penn durante seu casamento de 4 anos.Fora isso os falsos moralistas de plantão se chocaram com a cena que a mãe de Madonna aparece morta no caixão, com a boca costurada.

Like A Prayer é uma obra perfeita, um álbum autobriográfico com músicas pop dançantes, baladas tristes e melancólicas que mostraram a mudança, as dores, e os traumas de uma mulher nos seus 30 anos de idade, que começaria a desafiar e quebrar todas as regras possíveis e impossíveis, mostrando que é superior, bem sucedida, poderosa.Ótimo para escutar nestes dias de total mediocridade, bem longe de certos docinhos indigestos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante citar o vídeo like prayer, onde eu vou poder me expressar. Como católica nunca entendi e nem apoiei esta polêmica. Vendo e revendo o vídeo, vemos CLARAMENTE q Madonna NÃO beija o santo(ainda que beijasse). Ele toma vida, ele a beija respeitosamente na testa- beijo filial.Ela se espanta com a semelhança que ele tem com o inocente negro preso por um crime que não cometeu. E o santo ouve a oração dela e vai atrás agir pra libertar o negro. Na cena em que o negro a beija e deita com ela, insinuando ato sexual, não é mais o santo e sim o acusado inocentemente pelo crime.Um "pega histéricos" com toda a certeza!
Sobre os estigmas, ela ñ faz em si mesma, ela pega o punhal e ele a fere, da mesma forma que são considerados mesmo os estimas, um sinal de dor que alguém recebe sem compreender e sem provocar conscientemente.Uma participação na dor maior do ser humano.Estaria então madonna falando de suas dores? Da dor do racismo abordada no clip, dai as cruzes da Klan (atuante nos EUA que marca a história do racismo nos Estados Unidos)? seria o reconhecimento de que se fere mesmo sem querer a si mesmo e aos outros (Oh Father)?
Toda a busca teológica se parte da busca, que começa exatamente por não se entender. Esta é a atração da criatura pelo criador e seus mistérios. Por isso, como católica e cristã amo like prayer. Inclusive se por acaso ali Madonna faz uma analogia do amor humano eros ao amor de Deus com a alma e a procura da alma por Deus. Místicos cristãos fizeram esta analogia. Madonna mística? sim é possível, todos somos no fundo feitos para acreditar em Deus. Like prayer afetivamente me faz lamentar mais ainda hard candy, lamentar o que perdemos com isso...Uma madonna que já soube ser mais profunda, usando apenas o que trazia de si mesma e sua história.
"Life is a mystery..."

Anônimo disse...

Bicha...vc já pensou em se matar?
..pois deveria....vc é muito chatooooooooooo...se vc acha HARD CANDY ruim..podre..enfim..Não compre..não ouça..vc não esta sendo obrigadaaaaaaaaaaaaaaa...bicha vai trepar...dar a bunda..sei lá....é apenas um bom cd..pra se ouvir..dançar..curtir!!!
...não curtiu...então se mata santa maluca!!
tsc tsc!!!

♥EmøXiNháàHh♥ disse...

gente lamento muito em constatar que aquela madonna de like a prayer aparentemente se foi pra sempre.eu sempre amei like a prayer, pra mim esse é o melhor albúm dela.e pensar que essa mesma madonna que jah foi madura, inteligente, racional fa zuma pataquada dessas chamada Hard Candy.me entristece muito isso!!=[